A amortização extraordinária (ou amortização antecipada) é o pagamento de valores adicionais além da parcela mensal, que são abatidos diretamente do saldo devedor do financiamento. É uma das estratégias mais inteligentes para economizar nos juros.
Ao fazer uma amortização extraordinária, você tem duas opções:
- Reduzir o prazo: As parcelas continuam com o mesmo valor, mas o financiamento termina antes. Essa opção gera a maior economia de juros
- Reduzir o valor da parcela: O prazo permanece o mesmo, mas as parcelas mensais diminuem. Essa opção alivia o orçamento mensal
O impacto da amortização antecipada é enorme por causa dos juros compostos. Como os juros incidem sobre o saldo devedor, cada real que você amortiza antecipadamente deixa de gerar juros por todo o restante do prazo. Por exemplo, amortizar R$ 10.000 no início de um financiamento de 30 anos a 9% ao ano evita o pagamento de mais de R$ 120.000 em juros ao longo do contrato.
Por lei, você pode fazer amortizações extraordinárias a qualquer momento, sem multa ou penalidade. Especialistas recomendam priorizar a amortização do financiamento quando a taxa de juros do empréstimo é superior ao rendimento líquido que você conseguiria em investimentos. Utilize nosso simulador para ver como cada amortização impacta o saldo devedor, as parcelas e o total de juros do seu financiamento.