Pular para o conteúdo
Mercado
5 min de leitura

BlackRock amplia participação e passa a deter 5,037% das preferenciais da Marcopolo

Segundo comunicado da Marcopolo e reportagem da Reuters publicada pelo InfoMoney, a gestora BlackRock passou a deter 5,037% das ações preferenciais da fabricante de carrocerias de ônibus, além de participações em ordinárias e derivativos.

InfoMoney

18 de fevereiro de 2026

BlackRock amplia participação e passa a deter 5,037% das preferenciais da Marcopolo

BlackRock amplia participação e passa a deter 5,037% das preferenciais da Marcopolo

Participação anunciada

A gestora de recursos BlackRock passou a deter 5,037% das ações preferenciais da Marcopolo. A informação consta em comunicado da companhia e em reportagem da Reuters publicada pelo InfoMoney.

A Marcopolo, fabricante brasileira de carrocerias de ônibus (ticker POMO4), informou ao mercado que a gestora global BlackRock aumentou sua participação em ações da empresa. Além da fatia direta em ações preferenciais, a comunicação citou instrumentos derivativos e participação também em ações ordinárias.

5,037%
Ações preferenciais (direta)
Participação direta em POMO4
1,351%
Derivativos (liquidação financeira)
Equivalente sobre ações preferenciais
0,814%
Ações ordinárias
Participação em ações ON

O que a companhia informou

Segundo o comunicado da Marcopolo ao mercado e reportagem da Reuters publicada pelo InfoMoney, a BlackRock passou a deter cerca de 5,037% das ações preferenciais da companhia. A gestora também possui instrumentos financeiros derivativos referenciados em ações preferenciais com liquidação financeira, que representam aproximadamente 1,351% das ações preferenciais da Marcopolo. Ainda segundo a nota, a BlackRock detém cerca de 0,814% das ações ordinárias.

Quem é a Marcopolo

A Marcopolo é conhecida por fabricar carrocerias de ônibus. O comunicado com os percentuais foi divulgado pela própria companhia e repercutido por agências de notícias, conforme a reportagem mencionada.

O que significam esses números

  • A participação de 5,037% refere-se a ações preferenciais detidas diretamente por BlackRock.
  • Os derivativos com liquidação financeira são contratos cujo ajuste é feito em dinheiro, e não pela entrega física das ações; a companhia informou que esses instrumentos equivalem a cerca de 1,351% das ações preferenciais.
  • A fatia em ações ordinárias foi comunicada em cerca de 0,814%.

Fonte: comunicado da Marcopolo e reportagem da Reuters, publicada pelo InfoMoney.

Análise para o leitor

Participações anunciadas por grandes gestores internacionais, como a BlackRock, costumam chamar atenção do mercado pela dimensão dos recursos envolvidos, mas os percentuais informados pela Marcopolo são classificados pela própria divulgação como participações minoritárias. Para o investidor pessoa física, o fato pode influenciar liquidez e percepção do papel no curto prazo, mas não indica, por si só, mudança no controle da empresa.

Do ponto de vista prático, esses números são úteis para quem faz gestão de carteira: permitem calcular o peso da posição de um grande investidor sobre a base acionária conhecida e estimar impactos potenciais em preço e liquidez. Para isso, você pode usar calculadoras para converter porcentagens em valores ou vice-versa.

Abrir calculadora
/calculadoras/porcentagem

Perguntas frequentes

Perguntas Frequentes

Ações preferenciais normalmente dão prioridade no recebimento de dividendos, mas costumam ter menos direitos de voto do que ações ordinárias. As regras específicas dependem do estatuto da companhia.

São contratos financeiros cuja liquidação ocorre em dinheiro, sem a entrega das ações subjacentes. A Marcopolo informou que esses instrumentos equivalem a cerca de 1,351% das ações preferenciais.

Os percentuais informados (5,037% em preferenciais e 0,814% em ordinárias) são, conforme a divulgação, minoritários. Isoladamente, não indicam alteração de controle.

Destaques da Notícia
  • BlackRock detém 5,037% das ações preferenciais da Marcopolo.

  • Derivativos equivalem a cerca de 1,351% das preferenciais.

  • Participação em ações ordinárias é de aproximadamente 0,814%.


Fonte: InfoMoney, com base em reportagem da Reuters.